Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.609 vias cadastradas em 1711 locais de 423 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio Grande do Sul > Caxias do Sul > Paredão da Vila Cristina > Neanderthal (Setor Alma de Guri)

Ampliar imagem Neanderthal (Setor Alma de Guri)
1. "Alma de Guri"
2. "Neanderthal"
3. "Nômade"

Fonte: https://sites.google.com/view/paredaodavilacristina/setor-alma-de-guri
Neanderthal (Setor Alma de Guri)
Via nº 2.

Fonte: https://sites.google.com/view/paredaodavilacristina/setor-alma-de-guri


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Neanderthal (Setor Alma de Guri) Imprimir informações da via
5º Vsup D1 E2
Cadastrada por: Luciano Bender, em 07-03-2025 às 10:19
Alterada por: Luciano Bender, em 11-03-2025 às 18:18
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 130 metros
Descrição: Via com 4 enfiadas, sendo 3 delas em proteção fixa de aço inox e a 4ª enfiada em proteção móvel.

1ª enfiada: da base, siga reto e, após a 1ª proteção, vá para a esquerda uns metros para depois subir seguindo a linha de proteções. Fique sempre para a direita para não entrar na linha da Alma de Guri. Termina em parada dupla P1 à esquerda de um jerivá.

2ª enfiada: da P1, vá para a direita, passe pelo jerivá e comece a subir pela linha de proteções mais à esquerda para não entrar na linha da via "Nômade". Termina na parada dupla P2.

3ª enfiada: da P2, vá para a esquerda, depois retorne para a direita passando abaixo de eucaliptos até o bloco. Mais de 15m sem proteção em terreno fácil. Monte no bloco e suba uns 5m até parada dupla P3.

4ª enfiada: da P3 em diante, será necessária proteção móvel. Suba reto e, quando estiver embaixo de um bloco para fora, contorne pela esquerda para subir no mesmo. Proteção natural em árvores.

Descida por rapel pela própria linha.

Histórico da conquista, por Samir, 2018:

"02/11/2013 - colocação das primeiras duas proteção da 1ª enfiada - conquista por Samir Khalil Thalji com participação do Guilherme Franzoi

Tentei entrar pela fenda mas estava muito suja.

09/11/2013 - colocação das proteções 3, 4 e 5 da 1ª enfiada. A via juntou com a 2ª enfiada da via "Alma de Guri" - conquista por Samir Khalil Thalji com participação do Mauro D'Agostini

Após a virada e colocar a proteção 4, tentei ir para a direita mas, depois, de uns metros, voltei pois tinha muito mato até um jerivá. Então, subi um pouco para a esquerda e estiquei até o jerivá que hoje está perto da P1, e vi que era melhor chegar até ali por uma linha reta vindo de baixo. Então, voltei e coloquei a 5ª proteção para descer, e a via ficou como variante de saída da via "Alma de Guri". Esta variante é fantástica pois junta a 1ª enfiada filé da "Neanderthal", com o cume espetacular da "Alma de Guri".

20/04/2016 - fixação da P1 e conquista da 2ª e 3ª enfiadas - conquista por Samir Khalil Thalji com participação do Cassiano Peccin

Anos depois, estava querendo "andar por onde ninguém havia andado antes" e me lembrei da possibilidade de continuar a linha da "Neanderthal", sem emendar na via "Alma de Guri". Convidei o Cassiano e fomos. Após a fixação da P2, continuei e vi uma fenda que subia. Fiquei na dúvida em ir ou deixar para outra hora, mas acabei fazendo solo na rocha molhada no que parece zona de drenagem. Continuei em diagonal para a direita costeando a rocha. Em seguida, passei por baixo dos eucaliptos e fui bem para a direita. Ali, subi sobre bloco e fui até o jerivá para rapelar. Não fixei a parada pois não coloquei nenhuma proteção na enfiada toda. Mesmo vendo a possibilidade de continuar, não tinha certeza se valia a pena pois muitos trechos estavam encharcados.

02/07/2016 - conquista da 4ª enfiada e fixação da P3 - conquista por Samir Khalil Thalji com participação do Juliano Perozzo

Fixamos a P3 e conquistamos a 4ª enfiada com proteções móveis. Rapelamos de árvore no topo. Bem no final, vi uma possibilidade de variante para a direita.

Nome da via: nome dado pelo Samir. Como originalmente a via não seguia até o cume e sim emendava numa outra para seguir, veio o nome "Neanderthal". Na teoria evolucionária os Neanderthais seriam um dos ramos sem continuação, mas, devido à miscigenação entre estes e o Homo Sapiens, alguns de seus genes seguem carregados por uma parcela da população. Do mesmo modo, a via Neanderthal não teria continuidade a não ser através de outra, a via "Alma de Guri". Em 2016, a via "Neanderthal" ganhou sua própria linha até o cume."
Fonte: https://sites.google.com/view/paredaodavilacristina/setor-alma-de-guri
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda 60 m
  • 7 costuras
  • Rack simples até 7cm (punho) para a 4ª enfiada
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local